Mindfulness, o que é?

A melhor definição para mindfulness é “be here now”.
Trata-se de manter atenção, concentração e foco em tudo o que fazemos.

O que veio a ser chamado de mindfulness foi trazido para o ocidente por Jon Kabat -Zinn, na década de 1970. Ele se fundamentou em conceitos orientais sobre o funcionamento das emoções e da mente para fundar um programa de redução do stress baseado em estar mais presente (be here now). Mas por que será que a cultura ocidental insiste em transformar tudo em terapia? Nem o mindfulness nem a meditação (que surgiu milênios antes do budismo) tinham o intuito de aprimorar a saúde, mesmo que apresente este resultado como efeito colateral positivo.

É como a dança, as artes marciais e os esportes, que não foram criados com o propósito de emagrecer, mesmo que o treinamento constante possa resultar na perda de peso.

Não há dúvida de que ambas as modalidades, mindfulness e meditação, produzam efeitos positivos sobre a saúde física, emocional e mental, porém isso são apenas consequências. A finalidade desses exercícios é simplesmente de não deixar que a mente racional, influenciada pelas emoções, interfira na sua percepção da realidade e não bloqueie o processo de intuição, pois este é muito mais eficiente que o processo mental. O resultado disto é ser mais consciente no dia a dia, trazer à consciência hábitos, padrões e decisões que, em sua maioria, acontecem de forma tão automática que se tornam invisíveis para nós mesmos na maior parte do tempo.

DeRose, no Livro “Mindfulness e Meditação”

#mentoring #mentorship
#mindful #mindfulness #meditation

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat