You are currently viewing Respirar é a nossa força de vida

Respirar é a nossa força de vida

Respirar é a nossa força de vida

Sabemos que respirar e uma função automática que sustenta a nossa existência. Além da função fisiológica de fornecer oxigênio aos nossos órgãos e tecidos, a respiração também desempenha um papel importante na regulação do pH do nosso sangue, mantem o equilíbrio ácido-base do organismo, regula o sistema nervoso autônomo, gere os estado de alerta, relaxamento e resposta ao stress e promove o bem estar emocional.

Pránáyáma, uma das dinâmicas técnicas do yôga, significa expansão da bioenergia através de respiratórios. Prána siginifica bio-energia e ayáma expansão. Pránáyáma transforma o ato de respirar em força de vida expansiva.

Prána impregna todos os seres vivos. É o substrato energético que sustenta e penetra qualquer forma de vida orgânica.
Todas as forças e energias ativas do universo, tem uma causa interior, um coração, um princípio – uma condição primeira da qual procedem toda a vida, todo o movimento e toda a atividade. Toda a força se baseia no prána: a força da gravidade, a força da atração, a electricidade e radioatividade.

Prána é a força potencial em seu estado original. No início jazia o prána, adormecido no absoluto. Sem ele a vida dorme. Com ele tudo desperta, atua, aperfeiçoa e modela. Em cada forma de vida ele está presente.

A respiração é o princípio, o meio e o fim.
Respirar é a nossa força de vida.

Leave a Reply